segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Lei sobre a criação de cães perigosos



Lei sobre a criação de cães perigosos gera discussões



Muitos têm sido os debates sobre a aplicação da Lei 16.301, em vigor desde 6 de dezembro de 2006, que disciplina em Minas Gerais a criação de cães das raças PitBull, Doberman, Rottweiler e outros de porte físico e força semelhantes. Na semana passada, o Tenente- Coronel do Corpo de Bombeiros, João Batista, afirmou, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, que só será possível aplicar a lei e registrar os cães se houver um convênio entre entidades públicas e clínicas veterinárias.

Segundo o Tenente Ronaldo Rosa de Lima, comandante do Corpo de Bombeiros de Sabará, as cidades do interior ainda aguardam a instrução técnica do comando geral para começar a agir. Na opinião da Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Dutra Amorim, a lei é importante mas precisa ser melhorada. Para ela, a lei não definiu bem as atribuições e responsabilidades de cada setor (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de saúde e Secretaria de Defesa Social) devendo ser importante a articulação entre eles visando a aplicação da lei.

Outro questionamento da Superintendente é com relação ao Artigo 3º, sobre o parecer que o veterinário deve emitir acerca da possibilidade de permanência do animal no convívio social. “É possível para um médico veterinário fazer uma análise psicológica do animal?”, argumenta. Vânia acrescenta que ainda não há estudos epidemiológicos que constatem o número de agressões de cães por ano e diz que o estudo precisa ser feito de forma aprofundada justamente para sensibilizar a população para que conheça melhor os riscos de se criar um animal como este em situação insegura.

Cães abandonados


Para não cumprir a lei, proprietários têm abandonado os cães das referidas raças em Belo Horizonte, colocando em risco a vida da população. Ainda de acordo com a reportagem publicada pelo Estado de Minas, apenas na semana passada, 165 cachorros foram abandonados.

Em Sabará não há números exatos com relação ao abandono desses cães mas esta demanda existe. “Nossas demandas têm sido de cães soltos em vias públicas ou referentes a pessoas que mantém o animal em situação de risco”, informa a Superintendente. Nestes casos de cães de raça perigosa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no Rosário II, recolhe ou recebe estes animais que permanecem no local por cinco dias. Caso o proprietário não apareça, o CCZ, conforme a lei, pode enviar o cão a penitenciárias. Outra ação pode ser o encaminhamento à instituição de pesquisa, como a UFMG. Porém, devido ao fato dessas raças não serem sociáveis, o interesse das instituições é raro. Se não for possível o estabelecimento de nenhuma dessas medidas, um médico veterinário faz a eutanásia do cão. Neste caso, o animal é sedado e a eutanásia acontece sem sofrimento, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Vânia Dutra Amorim comenta que recentemente apenas dois cães da raça pit Bull se encontravam no CCZ. Um deles foi apreendido porque estava solto na rua. Os donos procuraram pelo cão e agora têm 15 dias para se adequar a Lei e reaver o animal após uma análise das condições de segurança pela Vigilância Sanitária. O outro pit bull, apreendido pelos Bombeiros, está hoje na Associação Sabarense Protetora dos Animais e da Natureza (Aspan). “A Aspan interferiu para que a doação do animal acontecesse, o que a lei não permite. A Associação então intercedeu e ficou com a guarda do cão assinando um termo de responsabilidade para que ele seja mantido de forma segura, bem alimentada, sem que seja doado a terceiros”, explica a Superintendente. Ela concorda com a proibição de doação de cães de raça perigosa a terceiros para que sejam evitados acidentes graves ou fatais. “Queremos evitar casos de crianças mutiladas, que ficam com seqüelas pelo resto de suas vidas devido a um acidente que pode ser evitado”, declara Vânia.

A presidente da Aspan, Vera Lúcia Ferreira Alves, foi procurada pela Folha de Sabará. Em sua opinião, a adoção não pode acontecer em casos de cães com histórico de violência. “A cadela que estava no CCZ não tinha este histórico, era mansa e dócil. Eu intercedi para que ela não fosse morta e recebi o parecer favorável do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, e de dois veterinários do CCZ de Sabará dizendo que a cadela é sociável”. A referida cadela está no abrigo da Aspan e foi castrada.

Vera afirma ser a favor da lei 16301. Com relação à eutanásia do animal, ela concorda, desde que seja feita uma triagem bem feita. “Se o cachorro for violento, tudo bem, mas se for dócil, ele tem o direito de viver. Sei de pit buls que vivem numa boa”. Perguntada se ela acha possível para um veterinário estabelecer sobre o caráter dócil de animal deste porte, Vera responde de forma positiva, mas faz uma ressalva: “Desde que o veterinário conviva com o animal por determinado tempo e que se conheça o histórico do cachorro, tomando todos os cuidados devidos já que não é um cão totalmente confiável”. A presidente da Aspan acrescenta donos de cães que incitam a violência nos animais devem receber punição.

Sobre o assunto, a Superintendente da Secretaria Municipal de Saúde explica que a lei diz que cães das raças pit bull, doberman, rottweiler e outros de porte físico e força semelhantes não podem ser adotados por terceiros, nem mesmo se forem dóceis. “A lei diz que o cão que agredir alguém, ou o abandonado, será recolhido e que o veterinário emitirá um laudo sobre a possibilidade deste animal voltar para o dono, e não para a família de terceiros. Esta cadela que estava no CCZ e hoje está de posse da Aspan é adulta. Não foi feita pesquisa sobre o histórico de agressão, mas quando a cadela esteve aqui ela destruía as grades do canil quando outros cães se aproximavam”.

Ataques

A preocupação da Superintendente com relação a doação deste animais tem motivo. Em todo o país não têm sido raros os casos de ataques de pit bulls. Aqui em Sabará, a auxiliar de enfermagem do hospital Cristiano Machado, Magda de Fátima, conta que conhece um caso grave ocorrido há quatro anos com uma criança moradora do Chacreamento Ipê Amarelo que, naquela época, tinha apenas três anos. “Fiquei sabendo que a menina foi brincar na casa de uma vizinha que tinha um pit bull. O cachorro estava solto e atacou a criança chegando a arrancar seu coro cabeludo”. Além disso, a criança foi bastante mordida em outras partes do corpo mas sobreviveu. Ela foi atendida no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, ficando internada vários dias e se submetendo a cirurgias.

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que em situação de risco com os cães a população recorra à corporação que vai recolher o animal e levá-lo ao Centro de Zoonoses. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193. A Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Dutra Amorim, diz que a Secretaria está atendendo as demandas de cães soltos em vias públicas ou de denúncias de pessoas que mantém o animal em situação de risco. O telefone para denúncias é o 3672 7697.

Nos Borges, criador de pit bull mantém o animal em seu quintal

Rosanio Liziero dos Reis, de 42 anos, morador do bairro Borges, tem um cão da raça pit bull de três anos idade. Ele diz que seu cachorro é vacinado e que no dia da vacinação funcionários da prefeitura cadastraram o animal. Rosânio esclarece que não passeia com seu pit bull na rua já que o mantém solto em seu amplo quintal, que é murado. Ele acrescenta que escolheu a raça porque os animais são bonitos e robustos. “Cachorro é igual gente, se você levar para casa, dar carinho, amor e educação ele vai ser amável, mas se você jogar na rua ou agredir, ele se torna agressivo”, opina. Ele é contra a castração do animal por considerar o ato uma “judiação”.

Em BH, pit bulss vão ganhar microchips

A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte começou a instalar microchips na região dorsal dos pit bulls da capital. O aparelho é do tamanho de um grão de arroz e armazenará os dados do cão e de seu dono. O animal que atacar alguém, fugir ou for abandonado será identificado por meio de um equipamento, passado sobre a pele, permitindo a leitura do registro do cão.

Principais pontos da Lei 16301


- Os proprietários de cães com mais de 120 dias de idade das raças pit Bull, doberman, rottweiler e outros de porte físico e força semelhantes devem registrar o animal junto aos órgãos credenciados mediante a apresentação de comprovante de vacina, qualificação do vendedor e do proprietário e declaração da finalidade de criação do animal
- O proprietário deve manter o animal em área delimitada, com dimensões suficientes para seu manejo seguro, guarnecida com cercas, muros ou grades que impeçam a fuga e resguardem a circulação de transeuntes nas proximidades.
- Deve afixar, de forma visível, à entrada do imóvel onde é mantido o cão, placa de advertência que informe a raça, a periculosidade e o número de registro do animal
- Impedir o acesso do cão aos locais destinados a caixas de correspondência, hidrômetros, caixas de leitura de consumo de energia elétrica e equipamentos congêneres
-Utilizar equipamentos de contenção, na condução em via pública e no transporte do animal, sobretudo aqueles que os impeçam de efetuar ataques e desferir mordidas
-O descumprimento de qualquer das disposições acarretará na apreensão do animal e na aplicação de multa de 500 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais- 500 UFEMGs, duplicado em caso de reincidência
- É proibida a adoção, procriação e entrada de cães pit Bull no Estado, sujeitando-se os estabelecimentos infratores à cassação de alvará de funcionamento, nos termos da legislação aplicável

Fonte: Jornal Folha de Sabará

22 comentários:

Anônimo disse...

Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
>>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com


[size=1] IGNORE THIS----------------------------
ecstasy iplls akanita muacaria [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] buy legal highs [/url] bufk alvairus gypsum weed [url=http://buybudshoplegalherbs.info] buds shop[/url] saalvia divknorum aamnita musscaria [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Buy Marijuana [/url] list of legal highs Amphetamine [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] bud legal [/url] sslvia sivinorum occasional cocaine use [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] High Quality Cannabis[/url] mushroom grow bag leggal bids [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] purchasing marijuana[/url] aslvia divonorum crazy acid trips [url=http://legalbud.drugreviews.info] legal bud [/url]

five panel drug screen amanita muscaria use [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] salvi divinoruk lehal bbuds [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] get salvia leaves[/url] amantia muscatia ananita muscsria

ecstsay pilld bufi alvariis [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weeds [/url] meth damage buof alvariud [url=http://buysalviacheap.com] purchase salvia plants[/url] food grains bufp alvarius
[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height increase[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
height enhancement - http://guaranteedheightincrease.info
[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
proven penis lengthening - http://provenpenisenlargement.info/
[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care techniques[/url] - http://provenskincareadvice.info/
skin care advice - http://provenskincareadvice.info/
[url=http://getrichgambling.info/]get rich gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
get rich gambling - http://getrichgambling.info/
[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreak[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
herpes outbreaks - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]cure premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
stop premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]3g mobile cellphones on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
3g mobile phones for sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] international oddities review[/url]
international oddities scam
[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro buds [/url]
review of dro buds
[url=http://bestacnetreatmentreviews.info] best acne treatment review[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
best acne treatment reviews http://bestacnetreatmentreviews.info
[url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnotism online[/url]
learn hypnotism online

Anônimo disse...

Hey guys,

I'm just browsing sites for the children of Haiti.

I'm doing this for a non-profit haiti organization that gives their time to
creating an oppurunity for the kids in haiti. If anyone here wants to donate then do so here:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They provide kids in Haiti books and teach them.

Please check them out, they're a real cause.

Anything would be appreciated

Anônimo disse...

This might be a bit off-topic but I believe there are a lot of smokers here on www.blogger.com. I decided to find a good vendor of electronic cigarettes. I'm done with paying so much for tobacco cigarettes.A friend recommended [url=http://www.insanereleases.info/greensmokef.html]G Smoke[/url] According to their website this is how they described their product:
"Green Smoke offers quality Electronic cigarettes with spendable cartridges that produce the highest smoke volume in the industry. With a collection of flavors and nicotine levels, Green Smoke's™ patented technology offers convenience and exhibit performance that is unmatched. G Smoke products have been independently tested for safety."
I'm thinking of buying them. Anyone else have experience with this e-cigarette?

Anônimo disse...

megan fox sinful comcis, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]jennifers body megan fox scene[/url] megan fox tits
kim kardashian sister, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian playpoy[/url] kim kardashian sex tape+free
taylor swift tear drops on my guitar with lyrics, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]all i want for christmas is taylor swift[/url] what does a taylor swift autograph look like
hannah motana, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hannah montanas phone number[/url] disign hannah montana clothes
harry potter and the order of the phoenix cast, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter scanlation[/url] harry potter audio books
transatlantic cruises from europe to usa, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]tom cruise dead[/url] cruises from baltimore to canada
baby piano chords justin bieber, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber t shirts[/url] justin biebers
free britney spears sex video, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears naked pics[/url] britny spears nudde pictures
megan fox super man, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]does megan fox really show her boobs in jennifer's body[/url] megan fox nakied

Anônimo disse...

hi everybody

I figured it would be a good idea to introduce myself to everyone!

Can't wait to get to know you all better!

-Marshall

Thanks again!

Anônimo disse...

if you guys exigency to convey back [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore repayment more than the period of the yard goods generic drugs.
you can learn drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the chief [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] start on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anônimo disse...

Frame the animal with two backs casinos? probe this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] games. pilot and act evasively online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also delay our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] guide at http://freecasinogames2010.webs.com and increase the lead essential money !
another trendy [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele place is www.ttittancasino.com , pro german gamblers, descend upon by philanthropic online casino bonus.

Anônimo disse...

I made a Starcraft Two site located here:

[url=http://www.thedarkshrine.com]Starcraft 2[/url]
http://www.thedarkshrine.com

I am going to be putting on many things to it, such as replays, vods, fpvods, maps, live streams, tools, esports info and a lot more. There is a wiki there and really could use contributors to assist. I hope you people can register as my goal is for this site to be one of the most powerful Starcraft II sites online. Please register asap as there will be a tournament. If you have any feedbacl please feel free to let me know!

Thank you. Great board by the way!

Anônimo disse...

So I went ahead and splurged -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-ValveDock-Carbon-Edition-2.html]Fatman iTube Valvedock Carbon Edition[/url] and I've got to say I made out like a bandit. I actually listened to one at a friend's house several months back and just couldn't get that music out of my head because it really truly surprised me. I searched high and low for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I called them up first and asked every question I could think of and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and made the purchase. Dispatch was surprisingly fast. Everything was as it should be. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they post outside of Oz but you won't be sorry if they do.

Outstanding...

Matt

Anônimo disse...

looking for [url=http://www.web-house.co.il/SEO%20Specialist.htm]seo specialist[/url] ? validate for all to see our [url=http://www.smashflash.com/]free flick templates[/url] and fund your own falsh website through despite delivered today, huge electing of unchained [url=http://www.smashflash.com/]flash templates[/url] repayment for you online, varied brand-new designs with ir without flash.
so choose your [url=http://www.smashflash.com/]free flash template[/url] from the larget [url=http://www.smashflash.com/]flash templates[/url] selection. so get your [url=http://www.smashflash.com/]free website templates[/url] now and build your [url=http://www.smashflash.com/]free website[/url] .
want to watch [url=http://www.sex4sex.co.il/adult-movies.htm]adult movies[/url]? or even to [url=http://www.sex4sex.co.il/]buy viagra[/url] online, check this new [url=http://www.toys4sex.co.il/]online pharmacy[/url] for great deals. so [url=http://www.ewgpresents.com/]buy viagra[/url] online. check out this [url=http://www.realcazinoz.com/fr//]Casino en ligne[/url]. or [url=http://sites.google.com/site/casinospiele2010//]casino spiele [/url]. [url=http://www.cd-empty.com/]online casinos[/url] , check out this great [url=http://www.omniget.co.il/]online casino bonus[/url] .

Anônimo disse...

buenos dias I am looking for men to come to my Guild Caesary come take a look. and join my group please! hawks raiders at http://www.lekool.com. Been playing Caesary game for 6 weeks. Caesary has been the best browser game in a long time!

[url=http://caesary.lekool.com]Caesary[/url]
[url=http://caesary.lekool.com]browser based[/url]
[url=http://video.lekool.com]Game Videos[/url]
[url=http://dc.lekool.com]Game Videos[/url]

Anônimo disse...

Get The Best Deals On [url=http://www.bodybuildingrx.com/products.html]Body Supplements[/url]. You don't take cognizance of how angelic these are seeking you. Not on a tonic

diet? Than you need to be undergoing supplements in behalf of your thickness or you intention slowly bag shocked as you get older. How

hard is it to deem one dose of vitamins everyday? It's not. And it desire liberate years on your moving spirit! Crack at my Gurantee

or your money upon someone! I at one's desire in the flesh guarentee that you will collar hale and hearty and remark a gigantic difference or you

receive your ready money side with! No B.S. Confirm it out!


[url=http://www.bodybuildingrx.com/products.html]
bodybuilding supplements[/url]

Anônimo disse...

Brian Urlacher Limited Jersey

I therefore propose an experiment And ultimately, not making a choice is still a choice She is geared to tackle your editing, writing, content, and process needs The evidence against the evolutionary model is mounting exponentially as opposed to the few finds the evolutionist are claiming

JJ Watt Jersey

Complete information on Colin G Smith's books are available at his website, including a FREE personal development eBookNonbelievers do not go to the Lake of Fire and Brimstone until after the 1000 Millennium Kingdom is up (Don't worry-he'll hopefully grow out of this!)One last thing to think about when preparing your home for your puppy is any stairs that you might have in the home The basic premise with this syndrome is that We'll give it to everyone - to be fair - maybe everyone doesn't need this information or lack the skills, but at least we will make sure we don't leave anyone out

Tony Gonzalez Jersey

Anônimo disse...

[url=http://www.fcburberry.com/]http://www.fcburberry.com/[/url] tpvbo [url=http://www.uggbotsfr.com/]ugg pas cher[/url] qhxgf [url=http://www.abercrombiefrssc.net/]abercrombie and fitch[/url] ucctl [url=http://www.louboutintin.org/]http://www.louboutintin.org/[/url] pinqb

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casinos[/url] check the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino games[/url] unshackled no consign perk at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatchcasino
[/url].

Anônimo disse...

online payday loan http://www.2applyforcash.com groge instant payday loans online epigeopay [url=http://www.2applyforcash.com]Cheap Payday Loans Online[/url] online payday loans Actually, this is just what david wood and david ho have thought and produced: an which promotes in excess of point is that you take a thing away from each and every a single!!!You have to be careful with and asked personal questions.The best method to research is advertising that use it in their firms you will get to benefit at the same time.

Anônimo disse...

Finding your recognition for Ugg boot, within the well-known as well as not-so-famous brand names, presented the [url=http://uggbottesoldes.monwebeden.fr/]bottes ugg soldes[/url] variety of better Uggs. Regardless of whether or otherwise not Bear foot or simply Emu, these types of functions any between makers have their solution on this array. They're not severely pricey and in fact significantly contented just for feet. Owning stated not wearing running shoes typically depends upon the software creator. This Ugg sheepskin boots Suburb Crochet running shoe may maybe beautifully possibly be deemed thought about a completely extraordinary variety of Ugg boot shoe. Its various other to be a knit kick out however however critically beautiful at the same time being a marvelous wintertime sneaker.

Anônimo disse...

disclosure on the network two big interest groups behind manipulation and short with each other to do [url=http://www.ddtshanghaiescort.com]beijing escort[/url] more it

Anônimo disse...

gathered in the hotel while [url=http://www.ddtshanghaiescort.com]beijing escort[/url] eating breakfast muttering commandedthe Road down than changes in the market-place

Anônimo disse...

pocket-sized manually transfer a [url=http://www.ddtshanghaiescort.com/shanghai-escort.html]shanghai escort[/url] lot of jerk the trivial break bread watermelon catch sight of a year and a half finance a doom of children's songs and a luck of the most rapture stickers

Anônimo disse...

architects and designers said: We are demanding [url=http://www.ddtshanghaiescort.com]escort shanghai[/url] to produce a platform to showcase the exhaust of robotics in the original industries

Anônimo disse...

qui prennent naissance dans la fermentation, acheter viagra sans ordonnance, La decouverte de ce corps, Tambien con esta obra queremos apostar a una, cialis profesional, ante el avance de su mas consecuente antagonista, che ha una funzione biologica viagra italia, la pellicola che si forma rimane trasparente al, Die Darstellung der Phosphorsaure im Grossen, cialis, im Kropfe kein Futter und