terça-feira, 16 de outubro de 2007

Fogo consome mais de 50% da Chácara do Lessa

 

O Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, de 130 hectares, está sendo devastado pelo fogo desde terça-feira, dia 2 de outubro. Funcionários da reserva e bombeiros da cidade estão tentando controlar os vários focos de incêndio.

O guia de turismo da chácara, Klayson Angelis, disse que os focos começaram na terça-feira pela manhã do lado do bairro Cabral e os cinco funcionários da reserva não deram conta de controlar o fogo. Segundo Klayson mais de 50% da Chácara já foi queimada e há 25 funcionários do Meio Ambiente junto com os bombeiros de Sabará trabalhando no combate ao fogo e esperando o reforço dos bombeiros de Belo Horizonte. Ele ressaltou ainda a falta de estrutura para esse tipo de situação e a possível causa da queimada. “Temos uma necessidade enorme de criação de uma brigada de incêndio aqui dentro do parque. É bem possível também que a causa do primeiro foco tenha sido “guimba” de cigarro”.

O fogo se alastrou rapidamente com os fortes ventos. O Sargento do Corpo de Bombeiros de Sabará, Leopoldo Castelnovo, pediu reforço aos Bombeiros de Belo Horizonte mas até a manhã de quinta-feira, data de fechamento dessa edição, eles não haviam chegado. Segundo o Sargento, a situação é grave porque são vários os focos de incêndio em lugares de difícil acesso, além da quantidade de homens trabalhando ser insuficiente. O sargento salientou que durante a noite os bombeiros interrompem os trabalhos devido às dificuldades. “Há muito animal peçonhento que coloca em risco a integridade física dos homens e, se não há problemas para as residências próximas à reserva, nós encerramos as atividades retornando pela manhã”.

Moradora da região da Terra Santa, área próxima à Chácara do Lessa, Conceição Rodrigues Cardoso, de 55 anos, está muito chateada em ver a mata sendo destruída pelo fogo. “Moro aqui há 30 anos e nunca vi nenhuma queimada nessas proporções, nem mesmo quando eu era criança”, lamenta.

Nenhum comentário: